quarta-feira, 3 de março de 2010

Chá verde e seus tantos benefícios

Vocês já devem ter ouvido alguém lhes falar que chá verde faz bem para alguma coisa, não é? Sempre surge um comentário de um amigo aqui, uma reportagem no Globo Repórter ali, uma matéria numa revista, num jornal, enfim, é difícil encontrar quem nunca ouviu falar do tal chá verde e suas virtudes. Mas o que vou colocar aqui hoje é um breve resumo sobre os principais benefícios que este chá traz para nosso corpo, nossa saúde.

O chá verde é um chá milenar de origem oriental e é feito a partir da infusão da erva Camellia sinensis. É chamado de verde porque as folhas da erva sofrem pouca oxidação durante o processamento. Outras ervas são vendidas a título de chá verde, porém o verdadeiro é o feito a partir da folha do arbusto Camellia sinensis, por isso na hora de comprar não esqueçam de verificar isso!

O chá verde é antioxidante, acelera o metabolismo, é diurético, transformando-se num ótimo laxante natural, também desintoxica e facilita a digestão. Vixi, quanta coisa boa que esse chá faz, hein? Mas não acaba por aqui não!

Está comprovado que o chá verde acelera o metabolismo e ajuda a queimar gordura corporal. Um dos estudos foi realizado na Suíça com 3 grupos de pessoas que seguiram a mesma dieta. O resultado: o grupo que recebeu chá verde teve aumento de 4% na velocidade de combustão das calorias no organismo e de 5% na queima de calorias em relação aos outros dois grupos pesquisados. Sendo assim, o chá verde combinado a hábitos alimentares saudáveis tem grande poder emagrecedor, porque facilita a queima de gordura e diminui em cerca de 40% a absorção da gordura dos alimentos consumidos.

Um estudo publicado no American Journal of Clinical Nutrition, demonstrou que extrato de chá verde - que possui altas concentrações de antioxidantes como catequina e também polifenóis e muitos outros compostos incluindo cafeína - pode aumentar a utilização de energia muito acima dos efeitos da cafeína pura.

Está comprovado também que o chá verde ajuda a diminuir as taxas de colesterol e ativa o sistema imunológico, bem como na prevenção do câncer, já que ele é rico em bioflavonóides e catequinas, substâncias que bloqueiam as alterações celulares que dão origem aos tumores. Além de conter manganês, potássio, ácido fólico e as vitaminas C, K, B1 e B2, o chá verde ajuda a prevenir doenças cardíacas e circulatórias por conter boa dose de tanino: o consumo diário desse chá diminui as taxas do LDL (colesterol que faz mal à saúde) e fortalece as artérias e veias.

Pesquisadores acreditam que o hábito de beber chá em vez de café é um dos fatores responsáveis pelo menor índice de infarto em países do Oriente. Comprovou-se também que as substâncias presentes no chá verde ajudam a prevenir cáries, têm ação antiinflamatória e antigripal, ativam o sistema imunológico e regeneram a pele. Substâncias presentes na Camellia sinensis também dissolvem gorduras e são eficazes no tratamento de celulite e gordura localizada. Por ser rica em tanino, substância com propriedades anti-séptica e adstringente, a planta é indicada também para limpar e equilibrar peles oleosas.

Em minhas pesquisas descobri um site muito interessante que fala só sobre o Chá Verde, seus benefícios e curiosidades. Portanto, para quem quiser saber mais sobre esta erva que promete tanto à nossa saúde, acessem Chá Verde.

Mas existe o jeito certo de se preparar o chá, sabiam?

A preparação do chá verde difere um pouco dos chás tradicionais. A água não pode ferver, pois as folhas acabam sendo cozidas e isso causa um gosto amargo à bebida, então desligue o fogo antes. Depois coloque a porção desejada de chá verde, de acordo com a quantidade de água quente, tampe e mantenha-o tampado por no máximo 3 minutos. Os orientais costumam derramar a água quente sobre a erva e não a erva na água, pois acreditam que dessa forma preserva-se mais o sabor.

O chá verde pode ser tomado em qualquer temperatura, desde que seja consumido em até 24 horas após o preparo. É normal aparecerem efeitos colaterais como insônia ou ansiedade, por isso é melhor tomar o chá antes das 17 horas, senão seu sono vai sumir. Esses efeitos são causados em função da quantidade de cafeína presente na erva.

Mas mesmo com tantos benefícios assim, é mais prudente consultar seu médico para saber sobre seu estado de saúde atual antes de sair tomando o chá por conta própria, principalmente os hipertensos e grávidas.

Eu já venho há algum tempo substituindo o “cafezin” de todo dia pelo chá verde, e realmente notam-se várias mudanças, tenho tido muito mais energia no meu dia-a-dia, diminuí bastante a retenção de líquidos, me sinto mais leve, mais disposta... Mas é tudo questão de escolha e hábito, então faça a sua! ;-)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails