quinta-feira, 15 de julho de 2010

Como assustar uma criança: canções de ninar!

Sou professora de artes e atualmente dou aula de musicalização para a educação infantil. Esses dias uma professora da minha escola me pediu algumas canções de ninar para as crianças do berçário. Pensei em várias e saí buscando na internet algumas referências. Foi então que eu cheguei a conclusão de que se eu continuasse a pensar em músicas do folclore brasileiro eu estaria perdida e as crianças estariam, no mínimo, assustadas. Já notaram que a maioria (senão todas!) dessas canções são aterrorizantes? Se pensarmos bem, nós somos ameaçados, amedrontados e encaramos tragédias desde o berço!

Vejamos:

Boi da cara preta  

“Boi, boi, boi 
Boi da cara preta 
Pega essa menina 
Que tem medo de careta”

Como pode uma criança dormir um sono leve e tranqüilo com uma música dessas? Coitado do boi gente! E imaginem a cara de pavor dessa menina...

Nana, neném 

“Nana, neném 
Que a cuca vem pegar
Papai foi na roça
Mamãe foi trabalhar” 

Já não basta o fato dos pais não estarem em casa pra proteger a criança, ainda aparece a Cuca pra pegá-la? O que mais poderia acontecer?

Bicho Papão 

“Bicho Papão sai de cima do telhado 
Deixa esse menino dormir sossegado”

Como dormir sossegado sabendo que em cima do telhado tem um bicho papão??? Alguém me explica, por favor!

Atirei o pau no gato 

“Atirei o pau no gato-to-to 
Mas o gato-to-to não morreu-reu-reu 
Dona Chica-ca-ca admirou-se-se 
Do berrô, do berrô que o gato deu 
Miaaau!” 

Só pelo nome da música você já sente o teor de violência né? E essa Dona Chica então? Quanto sadismo!

Eu sou pobre, pobre

“Eu sou pobre, pobre, pobre, 
De marré, marré, marré. 
Eu sou pobre, pobre, pobre, 
De marré de si. 
Eu sou rica, rica, rica, 
De marré, marré, marré. 
Eu sou rica, rica, rica, 
De marré de si.”

Essa canção então é praticamente uma ode à desigualdade social! Logo me vem à cabeça minha vizinha rica jogando videogame e eu, pobre, jogando saquinhos de arroz que minha mãe fazia pra mim.

A canoa virou

“A canoa virou, 
Foi deixar ela virar, 
Foi por causa da (nome de pessoa) 
Que não soube remar.”

Cadê o trabalho em equipe gente? Cadê a troca mútua? E além de dedurarem, ainda condenam o colega!

Samba-lelê 

“Samba-lelê tá doente, 
 Tá com a cabeça quebrada. 
Samba-lelê precisava 
É de umas boas palmadas.
Samba , samba, Samba ô Lelê 
Samba , samba, Samba ô Lalá”

Coitado desse Samba-lelê! Com a saúde debilitada, necessitando de cuidados médicos, e ao invés de compaixão, a música diz que ele precisa é de umas boas palmadas. Sem contar que depois disso tudo, ainda querem que ele sambe!

Depois de uma frustrante busca por uma canção infantil do folclore brasileiro que fosse positiva e de uma longa reflexão, eu descobri que se eu quiser cantar alguma canção de ninar para meus alunos eu devo inventar uma, pois se depender de nosso cancioneiro popular, nossas crianças serão cada vez mais traumatizadas!

7 comentários:

  1. Re, de fato!! rs Quem explica nosso folclore? de onde surgiram essas letras violentas?..rs.. Quando eu fui babá na Italia eu cantava para o nenem de 2 anos dormir, "boi da cara preta" e "nana neném", então foi aí que percebi o que a letra dizia.. mas como o nenem não entendia a letra, ele adora a melodia e era a única musica que fazia ele dormir..rs.. Nunca vou me esquecer! Your friend forever.. Dani

    ResponderExcluir
  2. pesadelos em mentes ainda não desenvolvidas são formadas por mentes inescrupulosas progenitoras que teimam em cantar tais versos para seus filhos...
    por isso que não crio... :S

    ResponderExcluir
  3. Olá, Renata!
    Pois é, quanta crueldade, né?!
    Lembro que, qdo criança, morria de medo
    do boi da cara preta.

    Hoje, estou sempre atenta para não repetir a tortura com os meus sobrinhos, além de alertar os desavisados sobre o assunto.

    Parabéns pelo post, estarei recomendado.

    Grande abraço.

    ResponderExcluir
  4. Olá, eu canto isso para meus sobrinhos nunca pensei nisso, eu estou apavorando eles, ensina umas para gente. Beijos Jussara(blogblogs).

    ResponderExcluir
  5. Mas eu quando criança eu gostava...kkkk

    ResponderExcluir
  6. De fato. A resposta do gato é bem adequada nesse sentido! rsrsrsrs... Vc conhece!

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails