segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Lendas da internet!

Sabem aqueles e-mails que toda semana - senão diariamente - invadem sua caixa com mensagens de ajuda à crianças doentes com fotos chocantes? Ou falando que os EUA vão comprar a Amazônia ou invadir Roraima? Ou que o ar-condicionado do carro pode provocar câncer? Ou então avisando que uma determinada empresa vai distribuir celulares ou notebooks gratuitamente? Pois é, há todo tipo de boatos na internet e a maioria desses e-mails são mentiras.

 

Através da manipulação ou invenção de dados e criação de fontes falsas, esses e-mails aparentam ser verdade e muitas vezes confundem os usuários. O pior é que a maioria deles está circulando há anos pela rede e muitos continuam repassando aos seus contatos sem saber se realmente aquilo é verídico. No passado paguei alguns micos enviando esse tipo de e-mail à amigos do trabalho, professores, e sempre me chamavam a atenção para pesquisar antes de enviar. Foi aí que eu finalmente aprendi a não confiar em tudo o que recebo, por mais amigo e confiável que seja a pessoa que lhe enviou, já que hoje em dia a maioria está acostumada a encaminhar e-mail aos amigos porque achou interessante, importante, enfim.


Por isso, uso este espaço para divulgar a cultura de sempre pesquisar na internet (Santo Google!) antes de encaminhar qualquer coisa por e-mail. Se você já faz isso, meus parabéns! Mas se nunca fez, comece a fazer! Sem contar que essa atitude também evita a circulação de Spams e que vocês não sejam surpreendidos com e-mails de propagandas, de correntes e até mesmo de Viagra (putz, como recebo isso!). Uma dica legal para quem tem muita preguiça de sair pesquisando aleatoriamente na internet todo e-mail de conteúdo suspeito, é o site Quatro Cantos. Este site tem uma seção de lendas e folclore da internet, as chamadas “pulhas virtuais”, e com certeza você encontrará alguns e-mails conhecidos que já recebeu em sua caixa de entrada.

Bem, fica então a dica! Espero que esse post ajude de alguma forma! =)

Um comentário:

  1. Já recebi cada e-mail comovente, mas como não acredito em nada que recebo via e-mail, nem me dou o trabalho de ler o texto, excluo imediatamente. O princípio que me baseio é que ou é mentira (no mínimo) ou é vírus. O problema é que qdo é algo útil e relevante passa despercebido, ou seja, por culpa de uns e outros o restante paga o pato.

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails