quinta-feira, 1 de abril de 2010

Chocolate: escolha o seu!

Nesta época da Páscoa, em que todos os supermercados estão equipados com túneis quilométricos de ovos de chocolate, a TV não para de mostrar ovos na promoção (ou nem tanto na promoção), você vê ovos de Páscoa pra tudo quando é lado e não vê a hora de comer um, coloco aqui um post sobre a tal gostosura chamada CHOCOLATE.

Sempre que penso em Páscoa me lembro do meu primo, que aliás não vejo há anos. Desde pequenininho sua mãe costumava pintar ovos de galinha para que ele pensasse que eram ovos de Páscoa. Exceto pela diferença de tamanho, eles ficavam até bem bonitinhos e coloridos, e meu primo, tadinho, sempre caia no “conto do vigário”. Até que numa Páscoa sua mãe resolveu abrir o jogo, e o coitado, que descobriu anos depois que tinha sido enganado, pensando que comia ovos de Páscoa, mas na verdade comia ovos de Cocoricó, caiu em prantos. Chorou o dia todo e ficou indignado com sua mãe, mas só até o dia seguinte, quando ele comeu de verdade um ovo de Páscoa, de chocolate, e desde então viveu feliz para sempre! Vejam só como um ovo de Páscoa muda a vida de uma pessoa né...?

Falando sobre ovos de Páscoa... De acordo com uma pesquisa da Associação Brasileira de Defesa do Consumidor, a maioria dos ovos comercializados nas maiores redes do país apresenta, por porção, teores de gordura e de açúcar superiores a 20% do limite diário considerado saudável. Portanto, apesar de irresistível, o chocolate deve ser consumido com moderação, pois o excesso pode ser maléfico, além do ganho de peso, também pode causar diarréia ou outros problemas intestinais, e até mesmo prejudicar a saúde cardiovascular. Mas esta maravilha possui também alguns benefícios ao nosso organismo (graças a Deus!). O chocolate libera endorfina e serotonina no organismo, hormônios que causam sensação de bem-estar, e é rico em carboidratos, que são fontes de energia. Não é à toa que nos sentimos tão bem quando comemos um chocolatinho né? Exceto, é claro, quando passamos do ponto, daí vem a culpa!

Mas vejamos então os variados tipos, benefícios e malefícios desta delícia!

Chocolate ao leite
Prefira o chocolate ao leite em vez do branco, pois possui menos gordura hidrogenada e maior quantidade de cacau na composição, portanto, é menos calórico. Tanto o chocolate ao leite, quanto os outros tipos, também são menos calóricos em sua forma pura. Nozes, cremes, e outros componentes, por exemplo, acrescentam gorduras ao alimento. 

Chocolate Amargo
Na semente do cacau existe uma substância antioxidante, chamada flavonóide, que age como protetor cardiovascular. Os flavonóides reduzem a oxidação do LDL (colesterol ruim). Porém, os benefícios dependem da quantidade de flavonóides presente no chocolate, e quantidades realmente significativas da substância só são encontradas no chocolate amargo. O ideal é que seja consumida uma quantidade equivalente a mais ou menos dois quadrados, para receber os benefícios antioxidantes do chocolate amargo, pois em excesso ele se torna nocivo, como qualquer outro. 

Chocolate Branco
O chocolate branco é constituído a partir apenas da manteiga de cacau, por isso, não tem nenhuma quantidade de antioxidantes. É o tipo que mais causa controvérsias: enquanto é o preferido de muitos, outras pessoas nem o consideram chocolate, porque ele não contém o licor de chocolate, uma fermentação não alcoólica do cacau que é a peça chave na composição dos outros chocolates. É o menos indicado, por não apresentar propriedades benéficas em sua composição. 

Chocolate Diet
Nos chocolates diet, o açúcar é substituído por adoçantes. É um tipo de alimento geralmente desenvolvido para diabéticos, mas acaba sendo adquirido também por quem quer diminuir a ingestão de calorias. Porém, trocar açúcar por adoçantes modifica a textura do alimento, e para conseguir a textura habitual, os fabricantes acabam adicionando mais gordura, tornando o valor calórico do chocolate diet igual ou maior ao de um chocolate convencional.

Eu, particularmente, amo de paixão o chocolate amargo, acho que os outros são doces demais, talvez pela minha intolerância ao açúcar (acreditem, não gosto de doce, mas nem por isso sou um ET, ok?). E, não querendo fazer propaganda, mas já fazendo, tem um chocolate que eu recomendo: Talento Intense, da Garoto, com 55% de puro cacau. É meio amarguinho, mas, para quem gosta, além de ser mais saudável, deixa qualquer pessoa feliz. =) 

3 comentários:

  1. Vale dizer que o cacau possui, em sua composiçao, uma substancia capaz de combater os radicais livres presentes no organismo.

    ResponderExcluir
  2. Sacanagem... ovo de galinha no lugar de ovo de chocolate? rsrs

    Apesar de calórico, eu vou confessar que, ná páscoa, eu mergulho no chocolate. Eu prefiro comer um ovo inteiro em 2 dias do que comer um pedacinho todos os dias. Já fico livre da tentação logo de uma vez.

    E pra que gosta de chocolate bem amargo, na loja Maria Chocolate em BH tem um chocolate 70% cacau. Divino!

    Bjs e poa pácoa ='.'=

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails