sexta-feira, 15 de abril de 2011

Quem gosta de miojo?

Há quem diga que miojo é comida de estudante, que não tem gosto de nada, que faz mal à saúde, que é comida de preguiçoso, enfim, 1001 teorias sobre o macarrão instantâneo mais famoso do Brasil. Eu particularmente adoro, desde a época de faculdade. Hoje você conta com uma variedade de sabores, desde os tradicionais, como carne, galinha, bacon, até os mais requintados como os cremosos (esses me enjoam), os apimentados (com a escala de pimentinhas na embalagem), os orientais (adoro o de curry) e os lights também (a versão peito de peru é ótima). Ou seja, tem miojo para todos os gostos!

Mas para os que não gostam de utilizar os temperos prontos do miojo (que aliás não fazem muito bem à saúde mesmo) basta dar asas à criatividade e inventar seu próprio sabor, misturando os ingredientes que quiser. E também existem muitas receitas criativas com o miojo e que são deliciosas, dando uma cara diferente ao tradicional macarrão. Coloco aqui algumas receitas, espero que gostem. E bon appétit!

Pizza de miojo


 Ingredientes:
1 pacote de miojo de qualquer sabor
450 ml de água para cozinhar o macarrão
1 colher de sopa de manteiga ou margarina
3 ovos
3 colheres de sopa de queijo ralado
1 colher sopa de salsinha picada
1 gema cozida e despedaçada
Fio de azeite

Modo de Preparo:
Cozinhe o macarrão na água com o tempero por 5 ou 6 minutos, depois escorra-o, deixando uma colher de caldo. Numa frigideira aqueça o macarrão com o restante do caldo, espalhe bem e faça um "buraco" no centro, coloque a manteiga e deixe derreter. Depois coloque os ovos, mexa, sem sair do centro, formando uma "omelete" e dê uma leve sacudida na frigideira para que a mistura escorra para baixo do macarrão. Então polvilhe o queijo e deixe tampado por 1 minuto. Desligue o fogo, polvilhe salsinha e o fio de azeite. Se preferir, antes de colocar o macarrão na frigideira, doure 2 fatias de bacon picados, ou presunto, ou salsichas.

Lazanha de Miojo


Ingredientes:
3 pacotes de miojo de qualquer sabor
2 latas de molho de tomate
A mesma medida de água
1 colher (café) de sal
1 colher (chá) de açúcar
250g de presunto
250g de mussarela
 1 pacote de queijo ralado (50g)
1 caixinha de creme de leite (opcional)

Modo de preparo:
Ferva o molho de tomate com a água, o sal e o açúcar, depois separe as duas placas do macarrão e quebre-as ao meio. Num refratário distribua os 4 pedaços de massa crua e cubra com 1/3 do molho quente. Cubra com uma camada de queijo e outra de presunto e distribua mais 4 plaquinhas do macarrão, cubra com o molho e depois queijo e presunto. A 3ª camada de macarrão fica igual, apenas inverta a cobertura: o presunto e depois o queijo. Cubra com o queijo ralado e leve ao forno por 20 minutos. Retire e espere 5 minutos antes de servir. Se preferir, coloque o creme de leite distribuído entre as camadas. Ele talha e fica parecendo um requeijão.

Bolinho de miojo


Ingredientes:
1 pacote de miojo sabor galinha
1 batata grande cozida e amassada
Sal a gosto
2 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado
3 colheres (sopa) salame picado, ou mortadela, ou calabresa
1 xícara (chá) de mussarela em cubinhos
Salsinha picada a gosto
Farinha de rosca para empanar
 Óleo bem quente para fritar

Modo de preparo:
Cozinhe o miojo conforme instruções do fabricante (reserve o tempero) e escorra. Em uma vasilha coloque a batata, o miojo cozido e o tempero. Misture bem. Verifique se está bom de sal e tempere com salsinha a gosto. Inclua o queijo parmesão, o salame e a mussarela e misture bem. O ponto certo é quando você consegue fazer bolinhas sem que grude muito a massa na mão. Passe-as na água e depois na farinha de rosca. Frite no óleo bem quente até que fique dourados e deixe escorrer em papel absorvente.

Quem é apaixonado por miojo e quer conhecer outras receitas que levam o famoso macarrão, não pode deixar de conhecer dois blogs muito interessantes: As 1001 maneiras de fazer miojo e 1001 receitas de miojo. Possuem nomes parecidos, mas perfis e receitas totalmente diferentes. Eu recomendo!
 

2 comentários:

  1. Meus Deus Rê vc realmente tava inspirada... eu amo Miojo,, mas acho que Pizza de miojo eu não enfrento nao rsrsrsrrs

    ResponderExcluir
  2. Ei Hugo!!!
    Fala sério hein, miojo é bom demais da conta! E eu aposto que você adoraria pizza de miojo...rsrs.

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails